A série O Gambito da Rainha vale a pena?

Com as recomendações de isolamento social, ficar em casa e assistir uma boa série pode ser um ótimo programa. Sendo assim, escolher bem o que vai assistir é essencial! Confira, nesse artigo, por que a série O Gambito da Rainha vale a pena e saiba onde assistir.

O Gambito da Rainha é uma minissérie original da Netflix, serviço de streaming mais famoso do mundo. A produção estreou em 2020, sob a direção de Scott Frank e Allan Scott. Apenas um mês após sua estréia somou mais de 62 milhões de espectadores, se tornando a minissérie mais assistida da plataforma.

Sobre o enredo

Antes de saber se a série O Gambito da Rainha vale a pena, saiba do que se trata. A história se baseia no livro homônimo de Walter Trevis. Dessa forma, é protagonizada por Anya Taylor-Joy, no papel de Elizabeth “Beth” Harmon, uma menina que descobre um talento impressionante no xadrez.

Beth é órfã e se descobre como uma jogadora excepcional no orfanato em que reside, com a ajuda de um zelador. Ele é o primeiro a acreditar e investir nesse dom da personagem.

Além disso, a menina percebe que os calmantes usados para controlar as crianças nesse abrigo ajudam que ela crie tabuleiros mentais e arquitete suas jogadas, mesmo deitada em sua cama. Porém, o remédio acaba sendo proibido pelo governo depois de um tempo. A falta da substância faz com que Beth perceba que está viciada.

Depois de um tempo, a menina é adotada por uma família um tanto desfuncional, mas mesmo assim consegue ascender como jogadora de xadrez. Beth se torna um grande fenômeno, viaja pelo mundo em competições, mas também luta com o vício em calmantes – que já começou bem cedo – e o vício em bebidas alcoólicas.

 Assim, a série retrata uma trajetória de um verdadeiro gênio dos tabuleiros, tanto no sentido do jogo quanto no da vida em si.

O veredito: afinal, série Gambito da Rainha vale a pena?

O roteiro e a direção impressionam nessa produção, trazendo diálogos marcantes e ambientações bem feitas. Outro ponto chave na série é a atuação de Anya Taylor-Joy, também conhecida por trabalhos como Fragmentado, A Bruxa e Emma.

A atriz, mesmo sem usar as palavras em muitos momentos, entrega uma personificação excelente de seu papel. Ademais, o elenco também conta com outros nomes importantes, como Harry Melling – que interpreta Harry Beltik e Thomas Brodie-Sangester – no papel de Benny Watts.

O sucesso da minissérie foi tão grande que rendeu dois Globos de Ouro – a premiação mais importante para a TV. Nesse sentido, a série recebeu o prêmio de Melhor Minissérie ou Filme Feito para TV. Outrossim, a atriz Anya  levou para casa o prêmio de Melhor Atriz em Minissérie ou Filme para TV .

Por conta de sua qualidade e elenco, pode-se confirmar que a série O Gambito da Rainha vale a pena. Sendo assim, já pode incluir na sua lista, fazer a pipoca e acompanhar a história de Beth Harmon!

0