O que é aurora boreal?

Você sabe o que é aurora boreal? Já ouviu falar alguma vez nesse fenômeno da natureza e sabe por que e onde ele ocorre?

Muitas pessoas não conhecem a fundo o planeta onde vivem e isso é totalmente entendível. Em meio aos problemas diários da vida, muitas vezes não temos tempo nem mesmo para apreciar as estrelas.

A aurora boreal é um fenômeno da natureza que ocorre apenas em locais específicos, tornando sua aparição um fato ainda mais diferente, e quase que um espetáculo.

Hoje, vamos então saber mais sobre a aurora boreal, exatamente onde ela ocorre, e como é formada. Para saber mais sobre o que é aurora boreal e suas peculiaridades, então leia até o fim. Boa leitura.

O que é aurora boreal e sua diferença com aurora austral?

A aurora boreal é um fenômeno da natureza muito bonito e diferente que ocorre apenas no polo norte da terra, não sendo possível, portanto, visualiza-la em outras partes do mundo.

Ela apresenta assim ondas de cores e luzes muito brilhantes que são formadas durante o que chamamos de uma tempestade de raios solares.

A aurora austral é um evento bastante parecido e com as mesmas características praticamente, no entanto, que ocorre apenas no polo sul do planeta terra.

Esses eventos belíssimos podem ser vistos a olho nu por quem estiver com sorte de estar no local de sua aparição sempre nos horários da tarde ou mesmo da noite.

Os meses mais comuns de poder observar as auroras boreais e austrais são os de fevereiro a abril e depois em apenas em setembro e em outubro.

Como ocorre a aurora boreal?

Basicamente a aurora boreal é um evento causado pela interação do campo de atração da terra com as partículas energizadas e são provenientes do sol. Quando elas cruzam caminhos, acabam então formando esse show de luzes.

Para ser ainda mais precisa a explanação, essas ondas solares carregadas de energia recebem o nome de plasma.

Esse plasma, ao entrar em contato com o campo de atração presente dos polos da terra – nesse caso específico da aurora boreal com o campo magnético do Norte – reage, formando então essa luz.

As cores de luzes mais proeminentes durante uma aurora boreal são o verde e o vermelho, formando assim ondas luminosas lindíssimas. É um espetáculo da natureza que poucos tem o privilégio de presenciar.

Caso você tenha curiosidade de um dia ver uma aurora boreal de perto, saiba que ela é mais comum de surgir em alguns países, como:

  • Islândia;
  • Noruega;
  • Suécia;
  • Finlândia;
  • Rússia;
  • Canadá.

Agora que você já sabe o que é aurora boreal e como ela é formada, pode planejar sua próxima viagem de férias para um dos locais indicados e ver essa maravilha da natureza com seus próprios olhos.

0